Hoje vamos falar sobre tensão de passos, uma aula grátis importante no curso nr10 online para quem atua no setor elétrico e está sujeito a acidentes.
O que é tensão de passo?
A tensão de passo é a diferença de potencial em que uma pessoa se encontra entre as duas pernas, no instante em que esteja passando pelo solo uma corrente elétrica intensa, proveniente de uma descarga atmosférica ou um curto circuito, por exemplo, a corrente elétrica flui pelo aterramento.
Esta passagem de corrente gera tensões no solo.
Choque por tensão de passo
Vamos entender:
Pensa em um lago de águas tranquilas e alguém sentado à margem joga uma pedrinha… Quando atiramos uma pedra na água, ela agita a superfície da água na forma de ondas.
Estas ondas, na verdade, carregam a energia gerada pela queda da pedra na água até a beira do lago.
É isso que ocorre quando a eletricidade se dissipa através do solo.
Quanto maior a corrente para o solo, maior o risco.
Quando falamos em tensão de passos estamos nos referindo a caminhar mesmo, ou seja, você está andando em um piso energizado.
A tensão de passo é a diferença de potencial que pode existir no local em que você está pisando, entre os seus pés.
E como é que isso acontece? O que pode causar a tensão de passo?
Uma descarga atmosférica, um fio partido ou algum tipo de escoação de tensões elétricas para o solo.
Essa tensão vai ter um ponto inicial, por exemplo, se existe um ponto de para raio naquele local, a descarga recebida vai se dissipar gradativamente no solo.
Conforme a energia se distancia do ponto de impacto, daquele epicentro ela vai decrescer aos poucos, ou seja, existe diferença de potencial naquele local.
Um exemplo clássico se houver uma descarga atmosférica, de um milhão de volts, próximo dali tem 900 mil volts e depois 800 mil volts e assim por diante… Se a pessoa tiver os pés separados, um deles em 800 mil volts e outro em 900 mil volts ele terá um diferencial de 100 mil volts que é uma baita diferença de potencial… Vai virar churrasquinho…
Isso vale, por exemplo, para fios partidos, não se sabe qual é o nível de tensão presente ali, por tanto, o ideal é ficar longe, ou seja melhor não se aproximar.
Acontece também quando um condutor sofre um acidente e colide contra um poste e fios partidos caem sobre o veículo. Neste momento existe um grande risco caso o condutor queira sair do carro. O ideal é permanecer ali mesmo dentro do carro até que chegue socorro, eles vão desenergizar o local para então fazer a retirada das vítimas.
Outro exemplo comum acontece na área rural. Caiu uma descarga atmosférica e o fazendeiro não entende… Ele estava do lado das suas vacas, elas morreram e ele não. O que aconteceu?
Vamos entender o que pode ter ocorrido.
Ele está lá, de pé com uma distância de 30 cm de um pé ao outro por exemplo e a vaca tem um metro e meio mais ou menos de distância entre os pés, ou seja a tensão de passo é maior pra vaca do que o fazendeiro.
A vaca morre e ele não.
Caso ocorra uma tempestade e pessoas estejam expostas, sem um abrigo seguro, existe um risco enorme de receber a descarga atmosférica ou ela ocorrer próximo a você e ai o risco envolvendo a tensão de passo. Como agir nesta hora?
Não se mova, fique abaixado, com os pés juntos em posição fetal até a tempestade passar e se tiver mais de uma pessoa, fica cada um quietinho no seu lugar, se derem as mãos poderá ocorrer a tensão de passo dos pés de um para o outro.
Fique sempre atento e tenha cuidado ao se expor em ambientes abertos em períodos chuvosos.
Até a próxima aula ou vamos nos encontrar lá no curso nr10 online da MA Consultoria.