Mais de 60.000 alunos capacitados no curso nr10 online

MG (31) 3495-4427, MG (31) 3450-3644, MG (31) 99201-0939, SP (11) 2368-9882, SP (11) 3522-8441,RJ (21) 4063-9441, PR (41) 4063-5441, RS (51) 4063-7441 , DF (61) 4063 6405

NR10 SEP – DISTÂNCIA DE SEGURANÇA?

Curso nr 10 SEP aula online grátis

NR10 SEP - Sistema Elétrico de Potência

Aqui vamos ressaltar a importância de implementar a segurança como valor junto a equipe de trabalho, levando os profissionais a avaliar e controlar os riscos.

 

É importante uma análise criteriosa dos métodos e equipamentos a serem utilizados para que a atividade seja realizada com excelência.

 

Nessa mini aula vamos falar sobre as distâncias de segurança em relação ao sistema elétrico de potência.

 

A partir de 2004 com a revisão da NR 10 que trata da segurança em instalações e serviços em eletricidade foram normatizados alguns critérios de segurança para os trabalhadores que atuam no SEP e em suas proximidades.

 

SEP Sistema Elétrico de Potência é composto pela geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e em todas estas fases são necessários cuidados especiais para a prevenção de acidentes tanto para os trabalhadores que interagem no sistema quanto para os que atuam nas proximidades.

 

Um dos cuidados essenciais está na observação e respeito às distâncias de segurança conforme o nível de tensão do circuito.

 

A NR 10 possui alguns conceitos que são importantes para o entendimento das distâncias de segurança.

 

O primeiro conceito é o de zona de risco.

 

Zona de risco é o entorno da parte condutora energizada e não segregada acessível inclusive acidentalmente.

 

O segundo conceito é o de zona controlada.

 

Zona controlada é o entorno da parte condutora energizada não segregada e acessível.

 

A diferença entre os dois conceitos está na forma de acesso às referidas zonas pois na zona de risco a aproximação além de ser permitida somente a profissionais autorizados também é necessário a adoção de técnicas e instrumentos apropriados para o trabalho.
O raio de delimitação das zonas de atuação depende do nível de tensão.

 

Vamos agora analisar os níveis de tensão nos quais atuamos com maior frequência.

 

Circuitos de baixa atenção ou BP energizada: estes circuitos possuem um nível de atenção inferior a 1000 volts.

 

Neste caso a zona de risco está situada em um raio de 20 cm envolvendo o condutor energizado.

 

Já a zona controlada é delimitada por um raio a partir de 20 cm da zona de risco até 70cm do ponto energizado.

 

Então quando atuamos na zona de risco, nesse caso a 20 cm ou menos é necessário a adoção de técnicas e equipamentos que controlam o risco de choque elétrico.

 

Vamos agora analisar um circuito de MP energizado com tensão superior a 10 mil volts e inferior a 15.000 volts.

 

Neste caso a zona de risco está situada em um raio de 38 cm envolvendo o condutor energizado, já a zona controlada é delimitada por um raio a partir de 38 cm da zona de risco até 1,38 cm do ponto energizado.

 

Então quando atuamos na MP energizada é necessário que estejamos a uma distância segura utilizando equipamentos adequados.

 

Para o cálculo dessa distância deve-se levar em consideração um movimento involuntário ou mesmo a ferramenta que o executante está utilizando.

 

Para a realização de atividades na zona de risco ou controlada uma das exigências é que o profissional seja capacitado e possua autorização de seu RT Responsável Técnico.

 

Fora do raio de delimitação da zona controlada está a zona livre.

 

Existe ainda um grupo de trabalhadores que atuam na zona livre e vizinhança da zona controlada. Para estes colaboradores e necessário realizar uma orientação formal onde estão apresentados os limites de sua atuação e as formas de prevenção de acidentes.

 

Conhecer nível de tensão do circuito e sua distância segura é o mínimo necessário para planejar e executar a sua atividade com segurança.

 

Onde fazer curso de NR10?

Onde fazer o curso nr10 SEP online?

Precisa de Ajuda?
não faça pagamentos por PIX